Irmandade Metálica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

V12

+7
conde satan
Wisdoom
Paulo (Lusitano)
Agent
Tec7
cyrcka
JMG
11 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

V12 Empty V12

Mensagem por JMG 6/8/2009, 20:07

V12 L_e5f0e2cb3aef10199ccc50621503117e

Bio (retirado do myspace)

...Da História e dos factos I ...

Capitulo I - O Embrião

Escola Secundária de Sta Maria em Sintra, decorre o ano lectivo 1983-1984.

Cinco tipos desanimados com a escola encontram-se com ideias de fazer uma banda; é claro que tudo não passava de uma utopia; mas as guitarras acústicas e os sofás lá de casa onde o Carlos (Johnny Galias) tocava "bateria" deram uma ajuda ... Não sei bem quando é que ficou decidido que o Raf sería o vocalista mas deve ter sido automático porque não tinha guitarra :-)
as influências da época iam do punk rock dos Ramones ao hard rock dos AC/DC... posição de travessão com dois dedos e tá a andar...

Fizemos algumas gravações... em cassete... (As Famosas Edições Barrinha)

Capitulo II – A Génese 1984-1985

Na época não era nada fácil comprar instrumentos eléctricos tanto pelo preço como pela necessidade de amplificação…

Iniciámos então os ensaios “oficiais” no “Barracão” do Raf em Sintra. Duas guitarras eléctricas emprestadas, um amplificador “Furacão” de 50W de duas entradas comprado pelo Ossos que estava sempre a avariar.
Eu adquiri um baixo “Hofner” de escala curta (hoje peça rara) que ligava a um ampli artesanal fabricado por um amigo meu.
O Alberto improvisou uma bateria com uma tarola velha, barris de “Skip” com fita cola esticada e um prato de bateria velho e rachado que se suspendia numa viga com um cordel.

Também por esta altura conhecemos os Crise Total que de vez em quando nos deixavam ensaiar na famosa garagem “Rock Salsicha” no Algueirão com amplificadores a sério e, pela primeira vez, com amplificação para a voz do Raf; os primeiros temas estruturados começaram então a surgir…

Capitulo III - O Nascimento-

...Dos concertos e do mau som...

Nos primeiros concertos de uma banda que "gostava de complicar as malhas" as coisas nunca poderiam correr bem. Quando se mistura uma Sociedade Recriativa + um P.A. + Distorção o que acontece? hehehehehe

Os V12 nunca fizeram da distorção um fim mas sempre um meio para alcançar um som aceitável - O seu próprio som -
Ficávamos sempre f... por não termos tido "aquele som"

Lembro-me de um dos primeiros concertos por volta de 1987 no Barreiro em que tambem iam actuar os Black Cross, banda autóctone.
Como toda a banda que se preze a nossa ida foi de transportes públicos, comboio e depois o barco, ninguem tinha carro.

A cena passa-se no Pavilhão dos Ferroviários, o sitio era estreito e comprido e para os Black Cross parecia perfeito pois eles únicamente tinham de moldar a "amàlgama" de som que os amplificadores emitiam colocando o vocalista por cima algumas palavras que não se percebiam mas que estavam de certeza relacionadas com a estética "black metal" da época; - os fãs deliravam -

Havia tambem um saco de plástico por trás do palco que tinha mioleira de carneiro para o vocalista dos Black Cross fazer uma "performance".
O saco tinha um cheiro pestilento.

O nosso concerto pesar de tudo até correu bem porque também os primeiros fãs sabiam conviver com a falta de condições.
Se conseguisses perceber o tema que a banda estava a tocar então aquilo estava a correr mesmo muito bem.

JPA

(continua)

...Da História e dos factos II ...

O nome V12 e a ideia de formar uma banda surgiu ainda antes de qualquer um de nós saber tocar. Tudo começou em 1983/84 no Liceu de Sintra onde estudávamos. Nesse liceu estudavam também alguns elementos de uma excelente banda Punk, os Crise Total dos quais éramos fans. Eles tocavam super bem e ficávamos maravilhados a vê-los tocar e então decidimos que tínhamos de formar uma banda. Surgiu então o nome V12 associado à potência dos motores com 12 cilindros, mas… faltava o principal… sabermos tocar.
Eu e o Fingers decidimos que queríamos tocar guitarra, o Zé Paulo gostaria de ser o baixista, o Raff o cantor e o Carlos o baterista e assim foi…passado algum tempo e depois de termos aprendido os primeiros acordes, começámos a compor as primeiras musicas, com influências de Ramones que era na altura a nossa banda de eleição.
Infelizmente o Carlos não “atinava” com a bateria e cedeu o lugar ao Beto Garcia que era já para a altura um baterista genial. Nessa altura as nossas guitarras eram acústicas e percebíamos que estávamos limitados, só mais tarde, quando comprámos as primeiras guitarras eléctricas e os pedais de distorção é que começaram a nascer as “malhas” que viriam a constituir o primeiro reportório de V12 com influências de bandas que ouvíamos como: Iron Maiden, Helloween, Judas Priest, Manowar, Metallica, etc.
A banda quase termina quando o Fingers vai viver com os pais para o Barreiro, pois sem um dos elementos principais era impossível continuar e durante quase dois anos a banda fica parada, mas entretanto ele volta e recomeçam os ensaios. Como não tínhamos garagem ensaiávamos no apartamento do Fingers com bateria e tudo, mas não durou muito tempo pois os vizinhos fizeram um baixo assinado e correram com o pessoal de lá…imaginem o”noise” que era…eh.eh.
Graças a um amigo nosso, o Rui “Punk”que nos cedeu um anexo …a Adega…voltámos á carga e começámos a preparar o primeiro espectáculo. Em 1987 damos o primeiro concerto no Barreiro abrindo para os Black Cross, entretanto organizámos mais dois concertos antes do concerto no Rock Rendez Vous.
Foi impressionante que a cassete que gravámos do concerto do R.R.V. iria passar de mão em mão e pouco tempo depois estava a passar nas rádios locais de norte a sul do País. Juntamente com o apoio dado pelas fanzines, que estavam também a dar os primeiros passos, rapidamente ficámos conhecidos no panorama do Heavy Metal Português. Entretanto em 1988 o Raff Maya sai e entra o Jorge Martins para as vozes, continuámos a compor novos temas mas faltava um contrato com uma Editora para a gravação de um disco, contracto esse que viria a ser conseguido com a Polygram em 1989 com a condição de ser cantado em Português. Em 1990 o disco sai e fazemos mais uma série de concertos, alguns dos quais como banda suporte dos Xutos&Pontapés Ainda durante a promoção do álbum o baterista Beto Garcia sai para os Rádio Macau e entra o Filipe Gonçalves.

Esta altura coincide com o terminar definitivamente o liceu e teríamos de urgentemente procurar emprego ou viver da música, mas os concertos escasseavam e não havia forma de tocarmos ao vivo. Sem apoio financeiro tivemos de tomar opções, uns foram trabalhar e outros dedicaram-se á música mas como músicos contratados e a banda praticamente terminou. Em 1992 tentámos novamente, desta vez com a entrada de mais dois elementos novos: o baixista Luciano Barros e a cantora Célia Lawson e com a criação de uma demo com 12 ou 13 temas cantados em Inglês. Ainda fizemos uns 3 ou 4 concertos mas não chegámos a conseguir contracto com nenhuma editora e em 1993 a banda terminou definitivamente.


1ª Formação:

Paulo Ossos - Guitar
Rui Fingers - Guitar
Raf Maia - Voice
Alberto Garcia - Drums
José Paulo Andrade - Bass

2ª Formação:

Paulo Ossos - Guitar
Rui Fingers - Guitar
Jorge Martins - Voice
Alberto Garcia - Drums
José Paulo Andrade - Bass

3ª Formação:

Paulo Ossos - Guitar
Rui Fingers - Guitar
Jorge Martins - Voice
Filipe Gonçalves - Drums
José Paulo Andrade - Bass

4ª Formação:

Paulo Ossos - Guitar
Rui Fingers - Guitar
Célia Lawson - Voice
Filipe Gonçalves - Drums
Luciano Barros - Bass

http://www.myspace.com/v12metal


Última edição por JMG em 30/11/2009, 15:34, editado 1 vez(es)
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por cyrcka 6/8/2009, 20:15

E venha mas é o CD!!! Com o álbum + demo 87 + temas com a Celia e como bonus um dvd do live no RRV!! Isso é que era!!!!

cyrcka

Mensagens : 504
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Tec7 27/11/2009, 02:26

É isso aí cyrka. Só me dá vontade é de dar estalos a estes gajos pra abrirem a pestana !!! Ainda não perceberam que é uma cena que só pode dar certo nesta época de revivalismos e nostalgias . Idea Idea Idea
Eu até os conheço e são uns tipos bacanos ... São é um bocado complicados !!!
Talvez se insistirmos os tipos se esforcem um pouco ... clap clap clap
Tec7
Tec7

Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/11/2009
Idade : 57
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Agent 27/11/2009, 02:55

Mexer com a Polygram? Tá bem, tá...

Só se a Vidisco comprar isso. Aí acredito que conseguissem a re-edição e com todos esses bónus.
Agent
Agent

Mensagens : 2101
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 49
Localização : Al Ruta

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 27/11/2009, 03:13

não era mal pensado.
se compraram Ibéria, pq não V12, e para ser perfeito era comprar Vasco da Gama
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por cyrcka 27/11/2009, 12:48

Tec7 escreveu:É isso aí cyrka. Só me dá vontade é de dar estalos a estes gajos pra abrirem a pestana !!! Ainda não perceberam que é uma cena que só pode dar certo nesta época de revivalismos e nostalgias . Idea Idea Idea
Eu até os conheço e são uns tipos bacanos ... São é um bocado complicados !!!
Talvez se insistirmos os tipos se esforcem um pouco ... clap clap clap


São teimosos???? Nós insistimos!!! Estamos cá para isso!!

Se os Ibéria já estão editados, os Tarântula a caminho com os 2 primeiros albums... só faltam os V12. É que nem é tarde nem é cedo,está mesmo na altura ideal de o fazer, porque isto é um ciclo que muda de repente.

cyrcka

Mensagens : 504
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Agent 27/11/2009, 13:17

Ouvi dizer que o vinil de V12 valia 40 contos...

Quando precisar de comprar um móvel novo já sei onde ir buscar o papel. Laughing
Agent
Agent

Mensagens : 2101
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 49
Localização : Al Ruta

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por cyrcka 27/11/2009, 13:20

Agent escreveu:Ouvi dizer que o vinil de V12 valia 40 contos...

Quando precisar de comprar um móvel novo já sei onde ir buscar o papel. Laughing


Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy ouviste mal!!!!! Isto hoje em dia cada um dá o valor que quer, se eu vender a minha colecção de vinil compro um condomínio só pra mim! Very Happy Very Happy

cyrcka

Mensagens : 504
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Agent 27/11/2009, 13:46

Não ouvi mal. Se fores ao antigo fórum, está lá. Não sei se é 40 biscas mas é aproximado.
Agent
Agent

Mensagens : 2101
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 49
Localização : Al Ruta

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 27/11/2009, 16:56

eu lembro-me disso.
um gajo qq a pedir €240 no e-bay
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Paulo (Lusitano) 27/11/2009, 17:08

Seria engraçado se eles se juntassem para dar um concerto que incluísse as 3 fases da banda. Por exemplo agora em 2010, para comemorar os 20 anos de edição do disco.

Paulo (Lusitano)

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 27/11/2009, 17:18

era optimo.
mas pelo menos que fosse com o Jorge e o Raf Maia
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 27/11/2009, 18:01

o LP chega aos €400, num dos links que o cyrca postou na altura, o mais baratinho era 18?USD
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por cyrcka 27/11/2009, 18:29

Ae seguirem esses leilões ate ao fim no ebay, vem que nunca são vendidos, porque esses valores são absurdos! Tanto sejam os V12, como tb já vi dos Ibéria ou mesmo os VDG. E quem os tem em listas, esses dealers alemães e não só, não estão á espera de os vender para cá, e normalmente quase sempre os despacham em trocas. Tal como eu faço.

Como eu disse anteriormente hoje em dia cada um dá o valor que lhe apetece, sem saber o valor real que esse disco tem. Enfim. O mais engraçado é que o que aparece em leilões são quase sempre postos por portugueses...



on topic: acho desnecessário uma reunião, até porque não acredito que o Finguers ou mesmo outro membro vão nessa conversa... sem receberem um tusto!!

cyrcka

Mensagens : 504
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Wisdoom 27/11/2009, 18:47

Qual é a editora que lançou o disco?
Wisdoom
Wisdoom

Mensagens : 3166
Data de inscrição : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Paulo (Lusitano) 27/11/2009, 19:11

Wisdoom escreveu:Qual é a editora que lançou o disco?
Foi a Polygram.

Paulo (Lusitano)

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Paulo (Lusitano) 27/11/2009, 19:14

cyrcka escreveu: acho desnecessário uma reunião, até porque não acredito que o Finguers ou mesmo outro membro vão nessa conversa... sem receberem um tusto!!
Uma reunião seria desnecessária, mas um concerto estilo "one live night only" a meu ver seria excelente.

Paulo (Lusitano)

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Wisdoom 27/11/2009, 19:28

Resta saber se haveria gente necessaria para um evento desse tipo...
Wisdoom
Wisdoom

Mensagens : 3166
Data de inscrição : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por conde satan 27/11/2009, 19:56

De certeza que se fosse bem publicitado principalmente pela Radio M80 de certeza que arrastava bastante pessoal tanto novos como os velhos do tempo do Dramatico

conde satan

Mensagens : 545
Data de inscrição : 08/08/2009
Idade : 39
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Agent 28/11/2009, 02:05

Paulo (Lusitano) escreveu:Seria engraçado se eles se juntassem para dar um concerto que incluísse as 3 fases da banda. Por exemplo agora em 2010, para comemorar os 20 anos de edição do disco.
Isso era lindo! Sem compromissos, ensaiar 4 a 5 temas de cada fase e zumbas! Seria um momento único na história do metal luso.
Agent
Agent

Mensagens : 2101
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 49
Localização : Al Ruta

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 28/11/2009, 02:05

qual quê.
ensaiar os 8 temas do RRV e os 8 temas do album
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Agent 28/11/2009, 02:06

Ainda melhor. Acho que estão todos bem de saúde, portanto, pessoal toca a travalhar!
Agent
Agent

Mensagens : 2101
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 49
Localização : Al Ruta

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 28/11/2009, 02:11

tava ai um concerto de 80min.
se houver espaço para incluir uma 3ª fase com a Célia, é ensaiar mais uns quantos temas.

e depois tinha que ser filmado para a posteridade
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Tec7 28/11/2009, 02:32

O melhor é começar já a imprimir as camisolas !!! Cá vai o logo da capa do disco scaneado a alta resolução :

http://img691.imageshack.us/content.php?page=done&l=img691/6883/v12logo.jpg
Tec7
Tec7

Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/11/2009
Idade : 57
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por JMG 28/11/2009, 02:40

V12 V12logo
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

V12 Empty Re: V12

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos