Irmandade Metálica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blue Cheer

+6
DeadMeatGrinder
DarkCapricorn
zeplin43
BLOOD AND IRON
Paulo (Lusitano)
Shades
10 participantes

Ir para baixo

Blue Cheer Empty Blue Cheer

Mensagem por Shades 21/8/2009, 22:00

Blue Cheer

Blue Cheer Blue_cheer

O grupo nasceu em 1967 em São Francisco, e contava originalmente com seis integrantes (um tecladista e um gaitista, cujos nomes se perderam no tempo, além de Jerre Peterson, irmão de Dickie, na guitarra-base). Metade do sexteto não aguentaria o tranco da primeira turnê, deixando para trás os três remanescentes (Stephens, Whaley e Peterson), que decidem a partir de então amplificar ainda mais o volume de suas apresentações, ao mesmo tempo em que adotam o nome Blue Cheer, inspirado num potente tablete de LSD que circulava por lá naqueles tempos, e que teria, de acordo com a lenda, sido criado pelo químico Owsley Stanley, coincidentemente ou não um dos patronos da banda (anteriormente ele havia trabalhado com o Grateful Dead). Existe uma outra versão que diz que, na realidade, o nome do grupo foi inspirado num sabão em pó(!) que existia no mercado americano na década de cinquenta.

Stanley mantinha relações com o pessoal do Hell's Angels, e por seu intermédio o grupo acabou sendo adotado pelos motoqueiros, a ponto de ter sido a companheira de um deles, Nancy Winarick, quem bancou o primeiro registro sonoro do Blue Cheer, um tape com três canções, gravado num estúdio local. Nancy era companheira de Allen "Gut" Turk, tatuador, artista plástico, velejador e montador de Harleys, que seria o responsável pela arte gráfica dos dois primeiros álbuns da banda.

Uma cópia deste tape histórico (que aparentemente não sobreviveu até os dias de hoje - sequer os integrantes dizem tê-lo) acabaria indo parar nas mãos de Abe "Voco" Kesh, disc-jóquei de uma rádio em São Francisco, que não somente o tocaria em seu programa mas acabaria por se oferecer para empresariar o grupo, tendo conseguido firmar um contrato com a Mercury Records. Com isto, eles registram seu primeiro álbum, tendo Abe assinado como produtor, embora se diga que sua única contribuição neste sentido tenha sido o fato de ter cortado quase dois minutos de "Summertime Blues" para que a canção se encaixasse no padrão radiofônico na época.
Blue Cheer 11850
Lançado em janeiro de 1968, junto com um compacto com "Summertime Blues" e "Out of Focus", Vincebus Eruptum traz seis faixas, sendo três composições de Peterson e três versões - "Rock Me Baby", "Parchment Farm" e a já citada "Summertime Blues", cujo riff inicial foi roubado descaradamente de "Foxy Lady", de Hendrix.

Analisado friamente, as músicas diferem entre si quase que somente nas introduções, e se tratam de uma mera desculpa para uma espécie de jam session caótica e atonal, executada com muitíssimo vigor por um guitarrista que compensava sua deficiência no instrumento com altíssimas doses de distorção (sem usar nenhum pedal de efeito!), um vocalista que aparentava estar no limite de suas cordas vocais, ao mesmo tempo em que mantinha basicamente os mesmos acordes de baixo, e um baterista que socava sua bateria com muita fúria. Tal fúria era tão intensa que Pete Townshend confessaria ter ficado assustado com a banda, que abriu um show do The Who na Califórnia em 21 de fevereiro de 1968.
Blue Cheer 11851
Por isso seu sucessor, Outsideinside, de agosto de 1968, é considerado por alguns como a obra prima do Blue Cheer, pois apesar de ainda ser esporrento traz uma boa dose de psicodelismo, além de um excelente trabalho de bateria de Whaley, que não transparecia no anterior, principalmente na instrumental "Magnolia Caboose Babyfinger", e na releitura de "(I Can't Get No) Satisfaction", dos Stones, que ganhou uma roupagem tosca e demente. Impossível deixar de balançar a cabeça ao ouvi-la. Boa parte do álbum foi gravada ao vivo ao ar livre, daí o título (Outside = "fora de" / inside = "dentro de"), novamente sob a produção de Abe "Voco" Kesh, que confessaria mais tarde não entender patavinas do ramo.

Embora viessem fazendo um relativo sucesso local (impulsionado principalmente pelo comparecimento em massa dos companheiros do Hell's Angels em seus shows), surgiram atritos entre Peterson e Stephens, com o primeiro querendo mudar o direcionamento musical do grupo, resultando na saída do guitarrista, substituído por Randy Holden.

Holden, que vinha do Other Half, registraria apenas três sons com a banda ("Peace of Mind", "Fruit & Icebergs" e "Honey Butter Lover"), e logo após uma turnê, decide cair fora, aparentemente devido à questões financeiras (o músico não teria recebido um centavo para fazer tal turnê). Em seu lugar ingressa Bruce Stephens, egresso do Mint Tattoo, que traz consigo Ralph Burns Kellogg e Gene Estes, respectivamente tecladista e percussionista.
Blue Cheer 25940
Com isto é lançado em março de 1969 New! Improved! Blue Cheer, com uma produção "de verdade" feita por Milan Melvin, trazendo no lado B as três canções registradas por Randy; daí a diferença gritante entre um lado e outro do disco, pois estas últimas contam apenas com guitarra, baixo e bateria, ao contrário das demais. Estranhamente, Randy não aparece nas fotos do álbum (represália?), que conta, em algumas edições digitais, com duas canções de bônus, lançadas somente num compacto da época: "All Night Long" e "Fortunes", esta última uma versão não creditada de "Fortune Teller".

Apesar de ainda trazer resquícios da fúria dos dois primeiros álbuns (principalmente nas faixas com Randy), New! Improved! Blue Cheer está bem distante de ambos, até porque neste época o grupo já havia perdido seu posto de "banda que tocava mais alto ao vivo", a ponto de ter sido derrotado pelo The Litter numa espécie de competição realizada em Chicago.
Blue Cheer 25942
A partir daí a banda atravessaria inúmeras formações diferentes até 1971, tendo lançado outros três discos; Blue Cheer em dezembro de 1969, já contando com outro baterista, Norman Mayell, no lugar de Stephens, embora este último tenha sido o autor de três faixas, e algumas fontes afirmarem que ele participe das mesmas.
Blue Cheer 1330250
Em seguida vem The Original Human Being, lançado em setembro de 1970, trazendo um Blue Cheer totalmente descaracterizado em relação aos seus primeiros trabalhos, a ponto de contar com uma penca de convidados, a saber: Gary Yoder na guitarra e vocal, Jack May na guitarra, Doug Kilmer no baixo, William Truckaway no sintetizador, Martin Fierro, Frank Morin e Mel Martin no sax, Pat O'Hara no trombone(!) e Bill Atwood no trumpete.
Blue Cheer 25938
Por último, Oh! Pleasant Hope, canto de cisne da primeira fase do grupo, que saiu em abril de 1971, trazendo a banda consolidada com Peterson no baixo, Gary Yoder nas guitarras, Ralph Burns Kellogg nos teclados e Norman Mayell na bateria, além de novamente contar com inúmeros músicos convidados: Richard Peddicord, Kent Housman, Dehner Patten e Jack May nas guitarra, Jim Keylor e Doug Kilmer no baixo, William Trukaway nos teclados, Bob Gurland no trumpete e Ronald Stallings no sax. Ao contrário dos anteriores, que ainda trazem algum resquício dos primeiros álbuns, nenhuma faixa deste disco lembra nem de longe aqueles petardos.

Devido à profusão de integrantes que passaram pelas fileiras do Blue Cheer seria impossível relatar todos seus trabalhos aqui neste espaço, por isso vamos nos ater somente ao power trio original. Paul Whaley anteriormente chegou a gravar com uma banda chamada The Oxford Circle, que registraria apenas um compacto em 1966, e anos mais tarde (1988) ganharia da gravadora Big Beat uma compilação chamada Live At The Avalon '66, trazendo faixas ao vivo e sobras de estúdio, além das músicas do tal compacto.
Blue Cheer 509795
Dickie Peterson, que antes havia tocado com Jerri e Danny Mihm (Flamin´Groovies), frequentemente é citado como tendo sido baterista do lendário The Kingsmen (lembram-se de "Louie, Louie"?), mas, na realidade, não tem nada a ver, trata-se apenas de um homônimo. Posteriormente, já no final da década de noventa, lançaria dois trabalhos solo, Child of the Darkness em 1998 e Tramp em 1999 (gravado ao vivo entre 1995-1996).
Blue Cheer 98324
Já Leigh Stephens, assim que saiu do Blue Cheer lançou Red Weather ainda no início de 1969, que traz Ian Stewart e Nicky Hopkins nos teclados. Em 1970, é a vez de Silver Metre, junto com Pete Sears e Mick Waller (este último egresso do Jeff Beck Group), álbum que conta com três covers de Elton John. No final do mesmo ano é a vez de And a Cast of Thousands, que além de trazer Sears e Waller conta com uma infinidade de convidados especiais - dentre eles, Glenn Cornick, do Jethro Tull. E, ainda em 1971, Leigh monta o Pilot junto com Mick Waller e Bruce Stephens (aquele mesmo guitarrista que entrara no Blue Cheer em 1968), além de diversos outros músicos, com o qual lança dois álbuns, um auto-intitulado e outro chamado Point of View, já em 1973.

De modo geral, os discos lançados pelo grupo entre 1969-1971 são recomendados somente para quem gosta das bandas folk/psicodélicas do final da década de sessenta, pois seus trabalhos aliam tais estilos com algumas pitadas de blues, pop e até country. Mas quem ainda não conhece absolutamente nada do Blue Cheer e tem um mínimo de interesse pela história do som pesado, seja lá em que vertente for, digo enfaticamente: vá correndo batalhar uma cópia dos dois primeiros álbuns, coloque para rolar o Vincebus Eruptum bem alto e cante junte com Peterson:

"Lord I got to raise a fuss, Lord I got to raise a holler
I been working all summer just to try and earn a dollar
Lord I tried to call my baby, I tried to get a date
Sometimes I wonder what I'm a-gonna do
Lord there ain't no cure for the summertime blues"

Fonte: http://collectorsroom.blogspot.com/2009/03/hardao-70-blue-cheer-os-inventores-do.html

Link´s adicionais:

http://www.bluecheer.us/
http://www.myspace.com/bluecheer
Shades
Shades

Mensagens : 100
Data de inscrição : 11/08/2009
Idade : 46
Localização : Hellgarves

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por Paulo (Lusitano) 22/8/2009, 16:29

Excelente álbum!

Blue Cheer 11850

Paulo (Lusitano)

Mensagens : 207
Data de inscrição : 10/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por BLOOD AND IRON 29/8/2009, 06:12

Nao sei se ja ouviram esses discos todos apos o terceiro album mas nenhum deles vale a pena á excepção do red weather do Leigh Stephens (uma onda psych rock descontraida com pitadas de folk e country) e o Silver Mettre já o tive mas nao é grande espingarda (rock blues-funk/ocasionalmente hard).
BLOOD AND IRON
BLOOD AND IRON

Mensagens : 993
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por zeplin43 29/8/2009, 12:50

Estes senhores ainda continua por cá e lançaram What doest kill you em 2007 e digo que vale mesmo a pena ouvir.Anda por ai uma copia excelente em mp3.

Blue Cheer Blue1n

1 Rollin' dem Bones MacDonald, Peterson 4:49
2 Piece O' the Pie MacDonald, Peterson 5:06
3 Born Under a Bad Sign King 3:38
4 Gypsy Rider MacDonald, Peterson 4:54
5 Young Lions in Paradise Peterson 6:49
6 I Don't Know About You MacDonald, Peterson 5:00
7 I'm Gonna Get You MacDonald, Peterson 6:32
8 Malajusted Child MacDonald, Peterson 5:08
9 Just a Little Bit [Redux] Peterson 4:01
10 No Relief MacDonald, Peterson 9:31
zeplin43
zeplin43

Mensagens : 42
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 65
Localização : Coimbra

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por BLOOD AND IRON 29/8/2009, 17:23

Esse é o unico que ainda nao ouvi estou curioso, vi-os em 2007 no Roadburn e foi incrivel! No meu myspace tenho uma foto com o Dickie Peterson.
BLOOD AND IRON
BLOOD AND IRON

Mensagens : 993
Data de inscrição : 07/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por DarkCapricorn 31/8/2009, 23:23

grande banda... aconselho. quem nunca viveu a summetime blues? Very Happy
DarkCapricorn
DarkCapricorn

Mensagens : 165
Data de inscrição : 27/08/2009
Idade : 40
Localização : Asgard

https://www.facebook.com/daniel.lemminkainen

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por DeadMeatGrinder 5/9/2009, 00:51

zeplin43 escreveu:Estes senhores ainda continua por cá e lançaram What doest kill you em 2007 e digo que vale mesmo a pena ouvir.Anda por ai uma copia excelente em mp3.

Blue Cheer Blue1n

1 Rollin' dem Bones MacDonald, Peterson 4:49
2 Piece O' the Pie MacDonald, Peterson 5:06
3 Born Under a Bad Sign King 3:38
4 Gypsy Rider MacDonald, Peterson 4:54
5 Young Lions in Paradise Peterson 6:49
6 I Don't Know About You MacDonald, Peterson 5:00
7 I'm Gonna Get You MacDonald, Peterson 6:32
8 Malajusted Child MacDonald, Peterson 5:08
9 Just a Little Bit [Redux] Peterson 4:01
10 No Relief MacDonald, Peterson 9:31

Tenho este albúm, está realmente muito bom!

E o Vincebus Eruptum é excelente! Emotion 099
DeadMeatGrinder
DeadMeatGrinder

Mensagens : 27
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 33
Localização : Hellentejo

http://myspace.com/therealdeadmeatgrinder

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por JMG 13/10/2009, 23:53

JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por sedinhas 30/10/2009, 21:27

eu só conheço uma faixa deles "summertime blues"...
nao consigo arranjar nada deles, nem original, nem gravado o que é uma pena, aquela faixa que tenho com uma produção mesmo como eu gosto (tasco) e tem influencias escarradas de blues nos riffs...
se alguem me conseguir arranjar nem que seja cópias gravadas eu ficaria muito contente
sedinhas
sedinhas

Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 35
Localização : Lisboa

http://www.myspace.com/sedinhas http://www.myspace.com/mg42pt

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por Razor 31/10/2009, 01:34

Eduardo, se quiseres posso gravar-te isso.
Se quiseres original, podes mandar vir desta www.lost-underground.com loja do Porto, vais lá ou mandas e-mail que eles orientam, pagas quando chegar. Até têm o vinil do "Vincebus" (o que tem a "Summertime Blues") em stock.

Razor

Mensagens : 920
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por sedinhas 31/10/2009, 06:00

Razor escreveu:Eduardo, se quiseres posso gravar-te isso.
Se quiseres original, podes mandar vir desta www.lost-underground.com loja do Porto, vais lá ou mandas e-mail que eles orientam, pagas quando chegar. Até têm o vinil do "Vincebus" (o que tem a "Summertime Blues") em stock.

um muito obrigado razor...
mas o geiras esta-me a arranjar a discografia...se me agradar como agradou o summertime blues, vou ver preços de acordo com as tuas sugestões (se soubesses o tempo que levei a encontrar essa palavra, sugestões, eu ja estou com uma bonita Emotion 053 , mas aquela faixa está muito boa...a ver se gosto dos albuns, pra ver se num futuro próximo os compro.

mas um muito obrigado por pela tua disposição...

abraço metalurgico meu irmão de aço
sedinhas
sedinhas

Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 35
Localização : Lisboa

http://www.myspace.com/sedinhas http://www.myspace.com/mg42pt

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por sedinhas 31/10/2009, 13:56

Dickie Peterson andei a pesquisar um pouco sobre a historia de blue cheer e descobri para quem ainda não sabe, o Dickie Peterson (baixista/voz) da banda, morreu a dia 12 deste mês com um cancro na próstata.

R.I.P. Dickie Peterson...may you find peace.
sedinhas
sedinhas

Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/08/2009
Idade : 35
Localização : Lisboa

http://www.myspace.com/sedinhas http://www.myspace.com/mg42pt

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por johnny boy 31/3/2011, 14:20

Grande banda,gosto bastante,banda favorita do meu irmao mais velho,engraçado ver gente jovem a gostar deste tipo de som
johnny boy
johnny boy

Mensagens : 29
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 60
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Blue Cheer Empty Re: Blue Cheer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos