Irmandade Metálica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da Irmandade Metálica

Ir para baixo

História da Irmandade Metálica Empty História da Irmandade Metálica

Mensagem por Admin 8/9/2013, 19:03

História da Irmandade Metálica Logo_IM_1

A Irmandade Metálica é um fórum de metal português criado em 5 de Julho de 2007. Desde essa altura que se dedica à divulgação do metal em Portugal nas suas mais variadas vertentes. Com especial enfoque no metal mais tradicional/old-school, mas nunca ignorando novas sonoridades dentro do espectro metálico, a IM tem vindo a desenvolver diversas actividades ao longo do tempo. A ideia inicial de criar um simples fórum na Internet, em que o objectivo primordial era a união da família metaleira portuguesa e o reavivar e reviver do verdadeiro espírito de camaradagem metaleiro dos gloriosos anos 80, transformou-se, em pouco tempo, em algo absolutamente mágico e único.


• Enquadramento

No início do novo milénio, os fóruns de opinião começaram a tomar forma e a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo, numa nova forma de expressar e confrontar opiniões. Na verdade, as anarquistas “salas” de chat foram o embrião dos futuros fóruns, não pequenas e limitadas “salas” mas grandes espaços ao “ar livre”, onde tudo se discute, onde tudo se debate. Num dia-a-dia completamente dominado pela tecnologia, os fóruns virtuais funcionaram como uma autêntica lufada de ar fresco, criando relações à distância mas aproximando os seus users com gostos semelhantes. Nem sempre é fácil extravasar a realidade virtual para uma “realidade real” mas no caso da Irmandade Metálica, isso aconteceu e tomou proporções interessantes.

Entretanto, começam a surgir os primeiros fóruns dedicados ao metal e que cedo mostraram ser um ponto de convergência na Internet. De repente, é possível expressar a opinião sobre um disco, sobre um concerto ou até sobre as coisas mais triviais, e receber feedback dos músicos/artistas visados, quase em tempo real. Uma autêntica revolução no meio metálico. Publicamente, eram “postadas” as opiniões sobre várias matérias, umas geradoras de consenso e aprovação, outras de desacordo mas sempre numa base de discussão saudável. Também uma agenda recheada com datas de futuros concertos, secções de apoio e divulgação a vários festivais e revistas, completava este novo formato.


• Génese

Em 2007 surge a Irmandade Metálica, um novo fórum que tinha a ideia principal de discutir o metal mais tradicional e, agregado a esse desejo, a ideia de tentar criar uma união metaleira que não existia noutros locais. Nascia assim a Irmandade Metálica! Rapidamente a mensagem começa a passar, a participação a crescer e os users também.


UNIDOS PELO METAL

Este é o lema adoptado pela Irmandade Metálica e o seu porta-estandarte. Unidos por todo o metal e apostados em criar algo novo e dinamizador no underground, a IM vem fazer a diferença, nomeadamente através de um dos seus principais bastiões: Iniciativas!

Desde o início da sua actividade que uma das marcas da IM é as contínuas iniciativas envolvendo todos os users. São incontáveis os encontros nos concertos, em almoços ou jantares. Para além destes convívios, todos os users podem participar dando ideias e criando algo. Desde t-shirts a patches e pins, a IM tem desenvolvido uma imagem própria e forte, baseada no seu símbolo, o I e o M, que cruzados formam uma espécie de espada, simbolicamente significando a luta por algo, neste caso, pelo metal e pela união dos metaleiros. Os guerreiros do metal!

O surgimento da IM, pelo menos por cá, pode ser, dentro do espectro do metal  português e os seus meios de comunicação, chamemos-lhe assim, um exemplo de pioneirismo. A Irmandade Metálica veio colmatar uma grande lacuna (o outro lado da moeda) que se veio a revelar com a transposição do real para o virtual e quando falamos de algo como o metal, que é um autêntico modo de vida, ainda mais se acentua: a falta da tal comunidade física, das relações inter-pessoais no real, da troca de experiências e união metaleira.

Desde cedo que a IM se revelou um local diferente. Pessoas que não se conhecem de lado nenhum, salvo algumas excepções, reúnem-se na praça virtual para discutir variados assuntos mas desejam extravasar esse conhecimento de teclado e são incentivadas a isso. A IM derrubou barreiras, continua a fazê-lo e marca a diferença.

A IM veio mostrar que é possível construir algo real/físico a partir de uma existência virtual, de criar uma comunidade real, cada vez mais forte e inter-ligada. Possivelmente já se teriam passado ou tentado algumas iniciativas noutros locais mas não com a dimensão da IM, com uma dimensão nacional. Desde os almoços/jantares/encontros, inicialmente, à fanzine, num regresso às origens do principal veículo de comunicação entre a horda metaleira, às compilações áudio, um esforço para ajudar na divulgação do metal em Portugal, aos festivais (já lá vão cinco edições), talvez a iniciativa-mor e com o objectivo de descentralização, a gravação dos mesmos e posterior edição em DVD (a IM foi pioneira na edição de um DVD profissional de um festival underground em Portugal), as homenagens a quem não devemos esquecer, entre merch variado, a IM cresceu bastante e é hoje uma referência incontornável no panorama metálico nacional.


INICIATIVAS


• Homenagens

Uma das marcas da IM sempre foi a de reconhecer o mérito, trabalho e influência que certos ícones, sejam bandas ou outros interlocutores, representaram e/ou representam para a comunidade metálica nacional. Para que não caiam no esquecimento e que a sua importância perdure no tempo pois muitos deles foram os guerreiros que estiveram na linha da frente a desbravar para os que se seguiram, a Irmandade cria simbólicas iniciativas (entrega de quadro, t-shirt, vídeo, etc) de forma a prestar o merecido tributo.

A Irmandade Metálica já teve o privilégio de homenagear:

António Sérgio
António Melão (aka CM Metálico)
V12
David Cruz (ex-vocalista de WEB)
Procyon


• Fanzine e Webzine Irmandade Metálica

A fanzine IM surgiu naturalmente com o espírito do fórum. Um meio de divulgação muito em voga nos anos 80, consistia em criar um documento independente onde se escrevia e opinava sobre aquilo de que realmente se gostava sem ter de obedecer a interesses terceiros e limitativos. Em formato papel, era depois fotocopiado e distribuido. Assim se passava a mensagem pelo underground onde a Internet era ainda uma miragem.
A IM editou até agora três números (#1 "Conan", #2 "Pentagrama" e #3 "Históricos"), contendo muita informação preciosa a nível do underground nacional e internacional. Artigos, entrevistas e reviews são alguns dos conteúdos.

Actualmente, estamos a usar também o modelo webzine mas onde o empenho e o tentar divulgar, mostrar, homenagear continua intacto! Qualquer user poderá contribuir desde que entre em contacto com a administração e explique o que pretende fazer, seja entrevista, artigo ou outro assunto de interesse para a Irmandade Metálica e os seus users.


• Compilação Irmandade Metálica

A compilação IM é mais uma forma de ajudar a divulgar o underground (neste caso, o português) e tudo o que ele tem de melhor para oferecer a nível sonoro. Todas as bandas são livres de participar, desde que obedecendo a um conjunto de requisitos mínimos. Até ao momento, já foram lançadas três compilações (Vol. I, Vol. II e Vol. III) e divulgadas 77 bandas do underground português e uma do underground espanhol. A compilação centra-se na cena portuguesa mas poderá vir a abrir, em próximas edições, o seu leque de divulgação a projectos estrangeiros.


• Festival Irmandade Metálica "Unidos Pelo Metal"

Mais uma iniciativa da IM e no seu contínuo apoio ao underground. O festival teve a sua primeira edição no dia 12 de Abril de 2008, em Cascais. Contou com a participação dos Shivan, Underneath, Attick Demons, Dawnrider e Sacred Sin. No mítico Lotus Bar, foi uma noite para mais tarde recordar repleta de espírito metaleiro e de união. O festival foi filmado para posterior edição em DVD.

A segunda edição teve lugar na Covilhã, mais concretamente no B.A. (Bar Académico) e contou com as bandas Witchcurse (Grécia), Mindfeeder, Motörpenis, Koltum, Painted Black e Dead Meat. Inicialmente, estava também  previsto no cartaz os portugueses Crystal Dragon mas devido a questões de line-up, não actuaram. Os Mindfeeder também se viram impossibilitados de actuar devido a questões técnicas de última hora relacionadas com o teclado.

A terceira edição aconteceu no espaço Side-B em Benavente. Desta feita, o festival contou com a participação dos Rising Force, Eternal Death, Undersave, WEB e Decayed. Este evento foi também filmado para posterior edição em DVD.

A quarta edição subiu a norte e realizou-se em S. João da Madeira no bar Art7< e contou com as presenças de Pitch Black, Gargula, Azagatel, Hacksaw, Headstone e Machinergy e um festival cheio de espírito e camaradagem.

A quinta edição do fest voltou ao sempre agradável Side-B e contou com mais uma fornada de novas bandas portuguesas tais como Artworx, Adamantine, Morg, Bloodrealm e Inquisitor. Para completar o cartaz, os veteranos Drakkar!

PIONEIROS!!!

• DVD "Irmandade Metálica - Unidos Pelo Metal" Fest I

Único é talvez dos melhores adjectivos para descrever este DVD, inegavelmente, o primeiro registo vídeo profissional de um festival underground exclusivamente de metal em Portugal. Realizado no dia 12 de Abril de 2008 no mítico Lotus Bar em Cascais, o 1.º Festival IM “Unidos Pelo Metal”, iniciativa do fórum Irmandade Metálica, contou com a presença de cinco nomes fortes da cena de peso nacional. Entre revelações e confirmações, actuaram nessa noite, os Shivan (heavy), Underneath (death), Attick Demons (heavy/power), Dawnrider (doom) e os consagrados Sacred Sin (thrash/death). Contando com ângulos obtidos a partir de cinco cameras, o registo é dinâmico q.b. e com uma sensação de underground club sempre presente. De facto, o Lotus era - literalmente - um clube underground, um bar situado numa cave onde se respirava, como poucos outros locais em Portugal, um ambiente muito especial e com o rock entranhado nas suas paredes. O som é bom e está equilibrado e a imagem preparada para definição em 16:9. O DVD contém os cinco concertos na íntegra, sem overdubs ou omissões. O público, esse merece especial destaque, pois ajudaram e muito a todo o ambiente festivo vivido naquela noite chuvosa de Abril. Um dos pormenores mais impressionantes é a intimidade bandas/público com este último sempre em delírio e “em cima” das bandas. Resumindo, não é todos os dias que se encontra este tipo de testemunho por cá, digno de pertencer à colecção de qualquer headbanger ou melómano que vibre com metal made in Portugal. Um pedaço de história do underground português.
Admin
Admin

Mensagens : 126
Data de inscrição : 04/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos