Irmandade Metálica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vagos open air 2010

+20
Freya
Danibanger
DARKHALO
PoisonGodMachine
Voz_de_Lucipher
conde satan
Matusalem
LoveMetal
great_rick
ralfman
supernaut
Reign_in_blood
Manowarrior
ppfinder
Wisdoom
Vieira
JMG
Agent
Razor
Valter
24 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Vagos open air 2010 - Página 2 Empty Re: Vagos open air 2010

Mensagem por Convidado 9/8/2010, 21:31

Não discordo. O meu primeiro CD foi esse, mesmo por causa do concerto. Mas na altura o "Necroticism..." era o que mais ouvia.

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por ralfman 9/8/2010, 23:59

Tb acho estranho não tocarem mais temas desse album, que, para mim, será sempre o melhor.
Mas emfim, um concerto de Carcass sera sempre um bom investimento.

No meio disto tudo e enquanto fui comer qualquer coisa e buer umas loiras durante Kamelot, perdi a "minha" maquina fotografica.
Deixem me agradecer á alma caridosa que devolveu a maquina , ande por aqui ou não, porque se não, passaria uns dias a pão e agua... Very Happy

Isto é o que eu chamo MIJO!!! Laughing (embora não tenha fotos de Carcass... Sad )
ralfman
ralfman

Mensagem por great_rick 10/8/2010, 00:20

Ora bem, só quero dizer que qualquer dia tenho que falar sóbrio para o geiras e lembrar-me de mais coisas que do resultado do Porto. Abraço a todos os que foram e até breve!

great_rick

Mensagem por LoveMetal 10/8/2010, 00:32

Só fui ao 1º dia...e praticamente só vi Ensiferum que ,pra mim, foi o melhor concerto da noite(sou suspeito pq sou um grande fãn da banda). MDB nao gosto e Messugah entao fui pros copos.

Bom espirito, condições razoaveis, preços acessiveis...foi fixe rever certa malta!
LoveMetal
LoveMetal

Mensagem por Matusalem 10/8/2010, 00:55

ralfman escreveu:
Isto é o que eu chamo MIJO!!!

Mijo tive eu que perdi a chave do carro no 1º dia e no dia seguinte acordei cedo (as 8:30) com a sensação que tinha perdido qualquer coisa, e, ao deparar-me que era a chave do carro, fui a correr até à porta do recinto onde tava o segurança e, ao falar com ele para ver se alguem tinha encontrado uma chave e tinha deixado nos perdidos e achados, apareceu uma senhora a empurrar o carrinho do lixo de dentro do recinto para fora atravessando a porta, que ao ouvir eu a perguntar ao segurança, me disse que ao varrer junto às grades encontrou uma chave de um carro.
Curiosamente essa senhora era um pouco taralhouca da cabeça e enfiou a minha chave dentro de um saco preto e meteu bem protegida no fundo do caixote do lixo que ia em cima do carrinho e obrigou-me, juntamente com ela própria, a tirar todo o lixo ate ao fundo do caixote, onde, muito bem embrulhada no saco preto, lá estava a minha chave.
As 9 e pouco passou o camião do lixo onde todo o lixo dos caixotes foi recolhido.
Devo dizer em minha defesa que tenho por hábito meter a chave do carro no bolso de trás das calças, como era no 1º dia e estava com pressa de entrar no recinto, por hábito meti-a nas calças depois de montar a tenda, em vez de a deixar dentro dela.
Matusalem
Matusalem

Mensagem por conde satan 10/8/2010, 02:58

Matusalem escreveu:
ralfman escreveu:
Isto é o que eu chamo MIJO!!!

Mijo tive eu que perdi a chave do carro no 1º dia e no dia seguinte acordei cedo (as 8:30) com a sensação que tinha perdido qualquer coisa, e, ao deparar-me que era a chave do carro, fui a correr até à porta do recinto onde tava o segurança e, ao falar com ele para ver se alguem tinha encontrado uma chave e tinha deixado nos perdidos e achados, apareceu uma senhora a empurrar o carrinho do lixo de dentro do recinto para fora atravessando a porta, que ao ouvir eu a perguntar ao segurança, me disse que ao varrer junto às grades encontrou uma chave de um carro.
Curiosamente essa senhora era um pouco taralhouca da cabeça e enfiou a minha chave dentro de um saco preto e meteu bem protegida no fundo do caixote do lixo que ia em cima do carrinho e obrigou-me, juntamente com ela própria, a tirar todo o lixo ate ao fundo do caixote, onde, muito bem embrulhada no saco preto, lá estava a minha chave.
As 9 e pouco passou o camião do lixo onde todo o lixo dos caixotes foi recolhido.
Devo dizer em minha defesa que tenho por hábito meter a chave do carro no bolso de trás das calças, como era no 1º dia e estava com pressa de entrar no recinto, por hábito meti-a nas calças depois de montar a tenda, em vez de a deixar dentro dela.

Realmente tiveste sorte, se tivesses acordado mais tarde tinhas que agir como assaltante de carros Laughing ou seja partir o vidro do carro e de seguida ligação directa Laughing .
Mas pronto felizmente que acabou tudo bem Cool

conde satan

Mensagem por Voz_de_Lucipher 10/8/2010, 04:37

Boas!
No 1º dia apenas entrei no recinto poucos minutos antes de começar GWIDION e sinceramente gostei bastante do som e da animação que por la se passava.
Em Ensiferium ou la como se chama ja andava mais pra lá do que pra ca, vendo assim a banda perto das barracas de bebidas. O que se seguiu depois nao é nada a minha onda fazendo com que me degrada-se ainda mais.
No 2º dia perdi as primeiras bandas, pois andava-me a refrescar pelos chuveiros e apanhar sol pa cabeça enquanto o alcool fermentava.
Entrei no recinto na banda do qual nao sei o nome (vocalista de rastas) estando eu ja um pouco destruido, mas ainda bem claro.
Kamelot, bem, nao é a minha onda nem ade ser mas vi de longe enquanto esperava por Carcass,pois o que me fez mover ao festival foi mesmo Emotion 002 CARCASS. Emotion 002

Em relaçao ao pessoal da IM, vi o Agent, o Geiras,Valter e o Helder antes do concerto la do ratalhudo mas como destrai-me com umas saias que por la passavao durante uns segundos perdios de vista Neutral .

A unica pessoa com que falei foi com a Dark Rose, mas nao fui eu que a vi mas sim ela a mim senao nao falava com ninguem da IM.

Abraços

PS: se tiver erros nao me interessa lol!
Voz_de_Lucipher
Voz_de_Lucipher

Mensagem por Wisdoom 10/8/2010, 05:30

Foda-se,além de não ter ido no 1º dia,ter perdido MDB,ainda perdi o baterista dos "meus" Akercocke a tocar com eles Mad
Wisdoom
Wisdoom

Mensagem por PoisonGodMachine 10/8/2010, 16:22

Prayers Of Sanity - Ainda andava lá por fora a aquecer...

Miss Lava - Boa surpresa, som de merda (só graves, dasse....)! Tinha ouvido umas passagens e fiquei naquela, mas gostei do concerto... tirando o som!

Gwydion - Fui buscar a Micas à estação de Aveiro.

Ensiferium - Só devo ter apanhado meio concerto. Bom bailarico, mas nada que me fascine.

My Dying Bride - Uma das bandas de que estava à espera. Gostei!

Meshuggah - Já estava a bater mal com a merda do atraso! Mas mal começou a bujarda... ah foudasse!!! Sim senhor! E aquele encore com a Future Breed Machine, quase que me vinha! Laughing Até me esqueci das dores que já sentia nos pés!

The Firstborn - Ouvi cá de fora, o som deles não me diz muito, passou-me ao lado. Ainda fui passar pelas brasas, que a "labuta" começou cedo!

Oblique Rain - Sempre lá na frente! Não dou hipótese (dentro do possível) com estes meus vizinhos de Gondomar! O tempo foi pouco e até me interroguei se não daria para mais uma música se o Flávio sacrificasse algum diálogo com o público... e daí, as músicas deles não são propriamente curtas, por isso... Bom concerto, de qualquer das formas!

Ghost Brigade - Teve partes... serviu para cirandar pelo recinto, beber e aparvalhar mais um bocado. Gostei do comentário do Rick - "oh Vítor, tu é que deves curtir isto... é chato cumó caralho!" Laughing

Amorphis - Bem... que grandes!!! Adorei, mesmo! Venham é cá mais vezes!

Kamelot - Que barrete! Tanto espectáculo e tão pouca substância. Oh Khan, junta-te lá com o Tore Ostby e regressem com Conception, mas é! Do mal, o menos; o Casey Grillo já está mais certinho no pedal duplo (quando vieram ao Hard Club até meteu dó), mas aquele vício de braços chateia um bocadinho... bastante grande! Fui passar pelas brasas...

Carcass - Queria ver estes gajos mas já acordei a meio da actuação deles e, muito provavelmente, a meio da segunda fase do sono... deu-me a preguiça e embalei outra vez. Mas, lá de fora, o som pareceu perfeito. Well, some other time. Um camião nas costas seria pior!

Finalmente, pela iniciativa dos chuveiros, vou amar a organização até todo o sempre! Em grande!!!
PoisonGodMachine
PoisonGodMachine

http://www.myspace.com/poisonvgodhmachinef

Mensagem por DARKHALO 10/8/2010, 18:25

Headstone no Vagos Open Air 2011!!!
Isso é que era!!!
DARKHALO
DARKHALO

Mensagem por JMG 10/8/2010, 18:41

se eles assinassem com a raging planet ou a mli não me admirava.

PoG, We Are The Damned, BlackSunrisE, Firstborn, Miss Lava, Oblique Rain já tiveram todas no Alliance ou Vagos
JMG
JMG

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Mensagem por JMG 10/8/2010, 18:54

e ou muito me engano, ou os demónios do hamburguer tão no vagos 2011.

devia era ser Overkill ou Therion, já tá mais do que na hora de cá voltarem
JMG
JMG

Mensagem por Danibanger 11/8/2010, 12:50

Finalmente la arranjei um tempinho pa fazer uma review, ja n era sem tempo. Ora cá vai disto:

Só fui ao 2 dia e axei o espaço bastante bom (num campo pelado…mais “true” q isto não há, lol) e com td o q era preciso. Não me queixava se houvesse um pouco + variedade na comida, mas o leitão tava fixe. Realço o hidromel, nunca tinha provado e q bebida de estalo! Já faz concorrência à cerveja de trigo cm uma das minhas “pomadas” favoritas. Emotion 053 Ainda pensei ir às bancadas começar uma “onda” mas pelos vistos não consegui beber o suficiente pa aparvalhar tanto. Laughing Agora, passando ás bandas:

The Firstborn – Cheguei a meio da actuação e, do pouco q vi, gostei bastante. Estruturas cativantes e variadas, o salto qualitativo do 1º po 2º álbum é bem notório. Ainda tentei comprar o ultimo álbum, mas não encontrei nenhuma cópia no merch.

Oblique Rain – Gosto mto desta banda, uma das melhores q temos em Portugal dentro do estilo. Malhas cativantes e bem compostas, cada vez + confortáveis em palco (se bem q tenham tocado pouco tempo)…teem crescido bastante e certamente ainda vão evoluir mto mais. Este álbum ja consegui comprar. Very Happy

Ghost Brigade – Gostei bastante do som, os músicos são mto bons e o vocalista tem uma grande voz. Tudo akilo q tocam, fazem-no bem…o problema é q tentam acertar em vários alvos ao mmo tempo. Acabei por não saber q estilo tocam realmente. Axei tb a actuação demasiado longa, podia-se ter cedido algum tempo às 2 bandas anteriores.

Amorphis – A 1ªgrande actuação da noite. Grande profissionalismo e paixão em palco, excelente setlist a correr a discografia toda (até foram ao Karelian!). Akele Tomi é uma maquina infalível, um dos melhores frontmans da cena. clap

Kamelot – Caguei e andei. Fui sacar autógrafos aos Amorphis, comer leitão e cavacar c pessoal conhecido.

Carcass – Pa fechar a noite em grande, não podia haver melhor. Fiquei sem palavras, os anos não passam por eles. Clássicos atrás de clássicos (concordo co pessoal q diz q podia ter havido + Necroticism, mas c tta malha boa kase nem se deu por isso), momentos cm a Quandary, This Mortal Coil, Ruptured + Heartwork ou Necroticism kase me desatarrachavam a lâmpada. Emotion 099 Entrei mmo noutra realidade paralela, so conseguia pensar em fist e headbanging. Nunca me irei esquecer das emoções q tomaram conta de mim nakele momento. Meteu pena foi a cena do Ken Owen, é triste ver akele q foi, em tempos, um dos melhores do seu campeonato a não conseguir seker fazer um break em condiçoes. Valeu para o aplauso, o seu passado será sempre respeitado.

Brindes e abraços ao (muito) pessoal com q me fui cruzando. Vcs sabem kem são. Cheers

PS: tive pena foi de não conseguir arranjar a t-shirt.
No

Última edição por Danibanger em 13/8/2010, 16:17, editado 1 vez(es)
Danibanger
Danibanger

Mensagem por Freya 11/8/2010, 14:53

Relativamente ao espaço, era excelente (excepto termos que comer um pouco de pó que, verdade seja dita, não faz mal a ninguém LOL).
O espaço do acampamento era porreiro, mas se continuarmos a ter cada vez mais pessoal, vamos montar tendas umas em cima das outras Laughing
Notei que, comparativamente ao ano passado, o festival teve mais público (o que é positivo). O preço do passe de 2 dias era acessível.
O único ponto negativo foram as falhas técnicas no sistema de som e a hora de início do festival ser as 17h00m!
No que diz respeito às bandas que por lá passaram:
Adorei KAMELOT - Muito boa interacção com o público, bom som (excepto no inicío os problemas de som, que se verificaram com várias bandas), estive mesmo lá a frente a curtir! Para mim foi das melhores, anseava vê-los ao vivo já há imenso tempo e não me desiludiram. Aliás, se não estiveram melhor, foi apenas e tão só devido às falhas técnicas.
Ensiferum - fantásticos, não se podia esperar outra coisa, muita presença, tocaram optimamente (não fosse uma banda filandesa Twisted Evil )
Carcass - Só posso dizer que foi excelente, grande som, muito delirio!
Amorphis - Nunca os tinha visto ao vivo, de facto surpreenderam-me, gostei bastante.
Gwydion - Ouvi-os enquanto estava a montar a tenda (começaram demasiado cedo), já os tinha visto duas vezes e adoro o som, das melhores bandas nacionais!

As restantes bandas não vi porque não eram a minha onda e outras eram simplesmente chatas!
Numa avaliação geral posso dizer que gostei bastante do festival e que o passe dos dois dias valeu a pena para ver KAMELOT, CARCASS, ENSIFERUM, AMORPHIS e ouvir GWYDION.

Para o ano há mais para bem de todos nós HEHE

clap clap clap
Freya
Freya

Mensagem por JMG 11/8/2010, 18:30

ó Dani, quem é que tirou a foto á moça do momento youtube?
não foste tu?
JMG
JMG

Mensagem por Baalrech 11/8/2010, 19:34

Já foi tudo dito, mas pronto...

Entrei no recinto na sexta, foi buscar uma cervejola e abanar os cornos com uns Prayers ainda deslumbrados pela presença em Wacken no dia anterior. Miss Lava pouco ou nada vi, Gwydion deram um bom e animado concerto assim com Ensiferum que só vi o final. Não me lembro onde raio andei, mas toda gente diz que perdi um bom concerto. Na volta fui comer pois MDB era imperdivel. E tenho pena de ter ficado à frente, pois o som estava bastante embrulhado (assim como em todas para quem estava lá à frente...). depois veio Meshugah. Pah, ainda tentei, a sério, mas não dá. Fui pra bancada descansar.

No sábado, depois de almoçar com net friends (que se tornam em real friends) em Vagos, siga para ver Firstborn num competente concerto (o último durante uns tempos). Estava à espera de outra coisa de Oblique Rain, nem aqueceu nem arrefeceu. Depois veio Ghost Brigade, que até me agradou do pouco que vi com verdadeira atenção. Fui prá letra entre o fim da actuação deles e o inicio de Amorphis. E Amorphis foi muito bom mesmo, com clássicos revisitados. Um dos concertaços do VOA 2010. Kamelot, yeah right e a seguir sim, CARCASS. Fogo, tive tanta pena de não os ver da primeira vez que cá vieram e agora sim, um daqueles concertos memoráveis! Fiquei todo arrepiado quando vi o Ken Owen em palco, não estava à espera...

De resto adorei a experiência, mesmo tendo deixado o bilhete de regresso de comboio em casa e ter tido de arranjado boleia para estar ao principio da tarde no Algarve, pois ainda fui trabalhar Domingo e fui ao Marginália ver Prayers outra vez Very Happy
Gloriosas noites na tenda da after party e gloriosa noite de sábado no acampamento com o desafio Megafone vs Poeta. O que eu me ri e rebolei a rir na tenda. Fdx, acho que se não fosse isso tinha "atrofiado" com o alcool, pois já estava bem atestado.

Espero marcar presença pro ano. Gostaria muito de ver Primordial e Therion lá. Sei que já há duas bandas praticamente confirmadas, desconheço quais sejam, mas são coisa que o povo gosta.

Forte abraço prós amigos da IM que encontrei por lá Smile

Baalrech
Baalrech

http://baalrech.deviantart.com/gallery

Mensagem por JMG 11/8/2010, 19:37

Baalrech escreveu:Espero marcar presença pro ano. Gostaria muito de ver Primordial e Therion lá. Sei que já há duas bandas praticamente confirmadas, desconheço quais sejam, mas são coisa que o povo gosta.
reforço ainda mais:
demon burguer

e maybe Opeth ou Morbid Angel.
mas pegar em Manowar era de homem
JMG
JMG

Mensagem por Baalrech 11/8/2010, 20:14

Via Dimmu na boa, à espera de musicas velhas. E Opeth também marchava. Mesmo que venha Manowar, vou tentar ir Razz
Baalrech
Baalrech

http://baalrech.deviantart.com/gallery

Mensagem por Freya 11/8/2010, 21:28

"desafio Megafone vs Poeta" AHAH Laughing
Quem não ouviu? Foi mesmo imperdível. Vamos lá ver se para o ano temos uma nova saga! LOL
Freya
Freya

Mensagem por Wisdoom 12/8/2010, 01:56

Mais uma bela reportagem:

http://backstageforum.forumotion.com/live-music-feedback-f73/reportagem-vagos-open-air-2010-6-de-agosto-t3572.htm#25851
http://backstageforum.forumotion.com/live-music-feedback-f73/reportagem-vagos-open-air-2010-7-de-agosto-t3575.htm?highlight=vagos+open+air+2010+fotos

Última edição por Wisdoom em 13/8/2010, 02:14, editado 1 vez(es)
Wisdoom
Wisdoom

Mensagem por Danibanger 12/8/2010, 12:05

JMG escreveu:ó Dani, quem é que tirou a foto á moça do momento youtube?
não foste tu?

Quem, a da saia tipo cachecol? Laughing Tava uma beca mal tirada (tirei-a longe e c pouca luz) e pensei q nao fazia falta, por isso apaguei-a do t/m. Mas mandei-a po Fábio e ele ainda deve tê-la, se kiseres pedelhe isso.
Danibanger
Danibanger

Mensagem por JMG 12/8/2010, 15:10

é que vou pedir mesmo Laughing
JMG
JMG

Mensagem por supernaut 12/8/2010, 19:15

partilhem essa tourada
supernaut
supernaut

http://www.myspace.com/dikranon - www.dikranon.pt.vu

Mensagem por Hyvä 16/8/2010, 15:56

Depois de uma semana sem acesso à internet...

Não vi as 6 bandas de abertura... não sei se pela falta de paciência ou se pela temperatura impossível... um misto das duas talvez. Aliás vi "mais ou menos" Gwydion.

Não vi Meshuggah nem Carcass porque não gosto de nenhuma destas bandas...
As do meio: Ensiferum, My Dying Bride, Amorphis... foram fenomenais!!!!!!!!!
Kamelot fui ver quase colada ao palco porque era o único sítio onde estavam os poucos manganos que pareciam apreciar o concerto.

A qualidade do som deixou a desejar, mas foi mais um fantástico Vagos... A organização anda sem dúvida a habituar-me mal com cartazes destes. Se melhorassem o som, diminuíssem o pó e regulassem a temperatura ambiente, seria perfeito Very Happy
Hyvä
Hyvä

http://mewsa.deviantart.com

Mensagem por Samurai 16/8/2010, 16:48

Assim mto rapidamente e já com um atraso brutal... aqui vai o meu feedbeck:

Prayers Of Sanity: Gostei mas não encantaram.. mais do mesmo do que se faz no thrash tuga. Todavia, são competentes e souberam ter presença

Miss Lava: Realmente, como ja foi dito, o som deixou um pouco a desejar, mas gostei do concerto. Já os tinha visto e mais uma vez não desiludiram. Sempre fazem algo minimamente original dentro do que se ouve no underground e têm uma atitude bastante positiva.

Gwydion: Grande bailarico, festarola do crlh, até o iPod a filmar foi pra moshalhada, algo que proporcionou mais tarde bons momentos de riso... mas tecnicamente foi dos piores (senão mm o pior) concerto do festival. bateria constantemente fora de ritmo, breaks com pregos de vinte metros... guitarras que não se ouviam... enfim. O que vale é que é uma banda que cativa pela positividade da sua música, mas não podia deixar de apontar essa grande falha. É uma pena, porque é uma banda que gosto bastante e estava a espera de mais competência. Portanto, foi bom mas podia ter sido muito melhor.

Ensiferum: Muito bom, apesar das falhas, muitas delas que não foram da responsabilidade da banda em si, nomeadamente o amp que foi com o crlh, momento em que deu inclusivamente para testemunhar o grande profissionalismo destes finlandeses. Quando o Petri foi tentar resolver o problema do amp, teve de parar de fazer as suas vozes e quem o substituiu foi o Sami e o Markus, com uma linha de voz melódica e limpa (algo que não consta na versão normal do tema em questão). Serviu para disfarçar muito bem e deu para mostrar que são uma banda que não se deixa surpreender com acidentes técnicos de percurso. Resumindo, o som não esteve o melhor mas foi um concerto muito bom mesmo!

My Dying Bride: Não me dizem nada, pelo que vi da bancada quando não estava a passar pelas brasas, pareceu-me que deram um concerto competente, mas não vou elaborar pois não os conheço suficientemente bem para isso.

Meshuggah: Realmente perderam pontos com o atraso, mas como em Portugal é quase sempre assim (apesar de achar que no vagos foi quaase tudo a horas), bastou um tema destes monstros do chamado "Post-Thrash" (lol) para por a assistencia ao rubro. Grande concerto, em termos técnicos foi o melhor do primeiro dia, adorei.

Firstborn: Para mim a pior banda tuga do festival, já para não falar no som que es estava no mínimo intragável

Oblique Rain: Aqui vou de um extremo para o outro. Adorei este nortenhos! Grande técnica, uma presença descontraída e positiva, um alinhamento certo. Esperemos que estes tipos crescam porque merecem. De longe a melhor banda tuga do festival

Ghost Brigade: Brilhante, uma banda que gosto muito e não tenho nada a apontar de mau neste concerto. Nãose pode esperar um espectáculo arrasador dum tipo de banda como esta, mas isso não me impede de achar que foi dos melhores concertos do festival

Amorphis: O topo. O melhor concerto do vagos e a principal razao que me levou a ir ao festival. Roçou o perfeito. As pequenas falhas que houve foram tão bem disfarçadas que mal deu para as perceber. Presença monstruosamente brutal, set list perfeita... adorei, foi incrivel

Kamelot: A par com Amorphis eram a principal razao da minha vinda ao vagos e... quem me dera poder dizer deles o mesmo que disse de Amorphis. Tendo em conta a grandeza do nome que têm e o que eu vi... foram a grande desilusão do festival. A voz do khan não se ouvia... e lá para o fim o homem ja estava rouco de tanto berrar... aquela barbie que fez backing vocals na Haunting, entre outras, tinha tudo menos voz... (minha querida Simone...), enfim só essas duas coisas chegaram quase para arruinar o concerto. Banda daquele género sem um vocalista em condições é como vez o Die Hard sem o John McClane...

Carcass: Não fazem o meu género mas tenho que lhes dar o crédito pelos músicos que são e pelo concerto que deram. Gostei, sim senhor
Samurai
Samurai

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo