Irmandade Metálica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

5 participantes

Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por TM 22/12/2009, 18:43

Escrevi isto, num outro fórum, que nada tem a ver com metal ou musica, para pessoas com poucas referencias metálicas, pelo que se compreenderá uma ou outra calinada ou imprecisão que vocês, metálicos mais conhecedores, detectarão. Assim, deixo a minha review, dado que estranho um álbum destes passar completamente despercebido neste fórum, ou então sou eu que já não tenho ouvido ou gosto para a coisa.



Nunca pensei que nas ultimas semanas de Dezembro ainda houvesse um álbum que me conseguisse agarrar desta maneira. Mas é verdade, ao dia 22/12 ainda consegui achar uma pequena pérola. Quando achava que lá dos meandros do heavy/power mais clássico já não saia nada que me espantasse muito, eis que oiço isto:

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Whw


É dificil definir o som destes meninos, mas anda ali a rondar o epic doom/US power metal, mas isso é o menos importante. É uma mescla sonora muito, mas muito bem feita. Que puto som. Absurdamente lindo. Já ouvi este álbum 3 vezes nas ultimas horas. Aliás, nas ultimas duas horas já o ouvi 2 vezes. Porra... É assim, se vocês gostam de musica tipo chiclete, ou se são adoradores cegos da trend indie pop e afins, e só gostam de bezerros a cantar e a terem ataques epilépticos, podem parar aqui. Se apreciam musica a sério, feita com sentimento, daquelas que cortam a respiração com a sua imensidão e beleza, sigam em frente.


Este álbum tem quase tudo para ser uma masterpiece. Falta o quase, que bem vistas as coisas, nem é assim tanto. Os ouvidos ultra exigentes têm sempre motivos para queixa, mas eu sou apenas um gajo que gosta de boa musica, e porra, isto é muito bom.

Talvez por ser português, este álbum tenha uma temática com que um português se identifique. O mar, o desafio, as ondas, os navios, a coragem, tudo. O artwork podia bem figurar nos livros de história, com os devidos arranjos, e o titulo podia bem ser uma homenagem ao poema Mar Português de Pessoa. E o álbum em si, bem, se Camões vivesse actualmente e fosse metaleiro, os Lusíadas não deviam andar muito longe deste género.


Começa com The Furtest Shore, um épico de 15 minutos, que apresenta bem o que se pretende neste álbum. Começa com riffs pesados, uma bateria coesa, como se quer num álbum de metal. Os riffs, não sei porquê, lembram-me Iced Earth (apesar de serem mais lentos que as tipicas rifalhadas cavalgantes de Jon Schaffer, transmitem quase tanta força), e isso é sempre sempre bom. A voz é tipica do power metal, aguda mas sem ser demasiado esganiçada, anda perto do registo de um Mats Léven (que espero já todos conhecerem, pelo menos do Slaves For Life de Amaseffer) ou assim, portanto, bastante competente e ajustada à sonoridade em questão. Depois tem teclados, o que muitas vezes é uma azeitice, mas em Vast Oceans Lachrymose assentam muito bem. The Furtest Shore vagueia entre períodos de acalmia e de alguma tempestade, como qualquer expedição pelos mares, e termina, oh meus amigos, com um uns 5-6 minutos de pura beleza épica. Estão a ver aqueles solos tão tremendamente simples mas tão intensos que até cortam a respiração? É isso mesmo. Imaginem 5 minutos disso. Guitarras, coros, teclados, tudo conjugado num magnifico momento em que quase vem uma lagriminha ao olho. Perguntam-me "Epá, porque é que gostas de heavy metal?", e a resposta está aqui. Simplesmente paro, e fico petrificado a ouvir isto. Tanta melancolia, tanta intensidade, e tudo tão simples, tão belo.

To Wander The Void é uma musica tristonha, melancólica, mas sempre na peugada do hino épico que se deixa atrás. Riffs majestosos e colossais, secção rítmica ultra competente. Mais uma vez, somos brindados com solos lindos a encaixar na parede rítmica de betão, lenta e compassada. Living Sepulchre começa ali com um suave aroma a Gotemburgo que fica mesmo bem, desde os riffs mais melódicos à bateria. Living Sepulchre é um registo mais rápido e melódico, curto e encantador. Vessel é uma musica carregada de angustia e tristeza, o refrão é simples mas bonito, e os teclados dão uma profundidade épica que só visto. E aqui há que dar mais um ponto positivo ao álbum, as musicas são longas mas não são demasiado longas, o álbum tem 40 minutos o que é ideal, é uma audição que não cansa, se bem que podia ter mais uma musica.

Vast Oceans Lachrymose termina com dois monumentais instrumentais, estrondosamente simples e belos, como todo este álbum é, com solos de guitarra profundos, estridentes e polidos que se arrastam majestosamente até ao epilogo do álbum, outro instrumental que passa o testemunho aos teclados e ao som do mar em fundo, terminando com chave de ouro este épico de 40 minutos.

Vast Oceans Lachrymose é simplesmente belo e sublime. Nem há mais adjectivos, só ouvindo.
E pronto, espero que dêem uma oportunidade a este álbum, e um aviso, deixem os rótulos para lá Wink aceitem este VOL como heavy metal, simplesmente.
TM
TM

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/08/2009
Localização : Vale METAL!

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por PoisonGodMachine 22/12/2009, 19:32

Ainda estou com esperança de ver mais uma peixeiradazinha... Cool

Ouvi uns pedaços disto muuuuito por alto, pareceu-me interessante. Mas ainda estou à espera que certas e determinadas pessoas me arranjem o produto completo... heheheh!
PoisonGodMachine
PoisonGodMachine

Mensagens : 331
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 44
Localização : Rio Tinto - Porto

http://www.myspace.com/poisonvgodhmachinef

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por TM 22/12/2009, 20:43

Peixeirada? Porquê?
TM
TM

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/08/2009
Localização : Vale METAL!

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por PoisonGodMachine 22/12/2009, 21:35

TM escreveu:Peixeirada? Porquê?
Esquece. Fiz confusão e só me lembrei da celeuma que deu no MU, sobre se esta banda é doom, heavy, power, ou mista com alface e tomate... Laughing

Nevermind!! Cheers
PoisonGodMachine
PoisonGodMachine

Mensagens : 331
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 44
Localização : Rio Tinto - Porto

http://www.myspace.com/poisonvgodhmachinef

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por TM 22/12/2009, 22:01

Ah, pronto Cheers também não sei que hei de chamar isto, mas sinceramente tou-me nas tintas, eu quero é -> Emotion 099
TM
TM

Mensagens : 102
Data de inscrição : 09/08/2009
Localização : Vale METAL!

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por supernaut 17/3/2010, 23:06

isto é mais um álbum impressionante destes gajos, que no fundo é quase só um que orquestra tudo. estava com muitas expectativas depois do empires... e este é uma bomba ainda mais poderosa. perante álbuns destes parece-me redundante a discussão sobre se é heavy, doom, whatever, é metal e do bom.

ainda tenho de o comprar, pois tenha apenas um rip em mp3. o trabalho de exploração dos vários instrumentos parace.me ainda mais maduro, na forma como surge harmonizado e aproveita ao máximo a expressão de riffs rítmicos, com leads de guitarra ou as partes mais conduzidas pelos teclados.

apesar de gostar bastante do álbum noto uma tendência nos trabalhos desta banda: o tema de abertura parece ser sempre o mais forte das suas edições, parece estar sempre num patamar acima do restante. não sei explicar isto ou se alguém concorda comigo sequer. seria interessante ter a opinião da banda nesta matéria
supernaut
supernaut

Mensagens : 35
Data de inscrição : 26/11/2009
Idade : 44

http://www.myspace.com/dikranon - www.dikranon.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por JMG 8/5/2010, 16:27

alguém reparou que o Rain Irving no inicio da To Wander the Void parece o Niklas Isfeldt de Dream Evil?
provavelmente, devo ter sido o unico
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por Heart of Steel 8/5/2010, 21:08

Para dizer a verdade não acho nada de especial aquilo que os WHW fizeram aqui, é disco que não me atinge minimamente, desatino logo com a entrada da primeira música e aqueles riffs No

No geral muita parra e pouca uva como diz o povo, mas pronto opiniões.
Heart of Steel
Heart of Steel

Mensagens : 97
Data de inscrição : 16/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por JMG 14/4/2011, 05:09

supernaut escreveu:apesar de gostar bastante do álbum noto uma tendência nos trabalhos desta banda: o tema de abertura parece ser sempre o mais forte das suas edições, parece estar sempre num patamar acima do restante. não sei explicar isto ou se alguém concorda comigo sequer. seria interessante ter a opinião da banda nesta matéria
sem duvida:
The Drowning Years, The Furthest Shore, Hour of Reprisal.
JMG
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

https://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Ir para o topo Ir para baixo

While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose Empty Re: While Heaven Wept - Vast Oceans Lachrymose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos