Acontecimentos que marcaram o metal nacional (para melhor ou para pior ou outra coisa qualquer...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acontecimentos que marcaram o metal nacional (para melhor ou para pior ou outra coisa qualquer...)

Mensagem por Agent em 17/10/2013, 20:49

O objectivo é mencionar acontecimentos que tenham sido influentes no metal português ou, pelo menos, como nós o sentimos. Tudo acaba por ter uma perspectiva pessoal mas também é isso que se pretende, o puro sentimento e a influência que teve/tem em nós. Podem ser factos passados há muitos anos ou mais recentes.

Eu começo com o festival Santa Maria Summer Fest (SMSF). Um festival que vem mostrar o que mais autarquias deveriam fazer em prol da cultura musical em Portugal. Um festival que tem crescido a olhos vistos e com o (grande) pormenor de ser de entrada livre! Livre acesso a todos para que possam escolher. É assim que deveria ser em muitas outras partes do país, uma iniciativa sem fins lucrativos e que utiliza fundos públicos e de patrocínios com o objectivo de fomentar a cultura e o gosto diversificado. O contribuinte paga os seus impostos para ter boas estradas, bons hospitais, etc, e, acima de tudo, para ter boa e muita cultura. Mas que haja lugar para tudo, seja música popular e/ou ligeira, jazz, ópera e... metal. Neste âmbito, o SMSF é um exemplo e um excelente ponto de partida (embora solitário) para revolucionar mentalidades autárquicas.
avatar
Agent

Mensagens : 2089
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 43
Localização : Al Ruta

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Acontecimentos que marcaram o metal nacional (para melhor ou para pior ou outra coisa qualquer...)

Mensagem por Jafar71 em 23/10/2013, 00:52

Alguns programas de rádio marcaram sem dúvida o metal em geral e o Português em particular pois ajudaram a divulgar, e de que maneira, as novas bandas.
Fui ouvinte atento do Rock Em Stock, de Luís Filipe Barros, Lança-Chamas, de António Sérgio e mais tarde Hypertensão e Alta Tensão do António Freitas.

Claro que a 2001 e a saudosa discoteca Bimotor foram um ninho de incentivo ao metal.

Quanto a lugares que potenciaram a boa música mais perto de mim frequentei o BuracoNegro e o States (Coimbra), Bar Americano e Anonimo (Viseu), Astrolábio onde ás 6as havia o "Fill your Socks with Rock" poderosíssimo, Kumité (Satão), Ramboia (Belmonte), Pablo's (No tempo do Pablo e dos baldes de absinto em Nelas).
Mais recentemente, quando posso (e posso cada vez menos que embora não seja idoso a responsabilidade já pesa e tenho de dividir as abébias da wife também com o mundo Biker) dou um salto ao Undertino e aos eventos do Miguel Maia que felizmente fazem mexer um pouco a boa música em Viseu

Quanto a Jazz. Sempre que podia dava um salto as 5as feiras ao AquiJazz na Guarda. Dia que havia free jam session. A medida que o pessoal ia chegando havia sempre mais um a pegar num instrumento e durava HORAS sempre a curtir

_________________
"Uma ratazana com um dente de ouro continua a ser uma ratazana" Paul Hoffman
avatar
Jafar71

Mensagens : 59
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 46
Localização : Nelas - Viseu

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum