Uaninauei

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uaninauei

Mensagem por JMG em 3/7/2011, 06:52

Portuguese is not an easy language to export, but Uaninauei (try saying “one in a way”) with its blend of different rock genres has a sound that is vast enough to capture the listener’s attention with their smart musical shifts and crazy riffs fired with melodic and raw vocals. This is not metal, it’s not stoner, hard rock or alternative rock either, it’s a very classy and catchy mixture of all of them, with a slight taste of progressive rock that embellishes its craziness. “Lume de Chão” is a major debut release from a band that comes out of nowhere with something that we haven’t heard before. So welcome to the Uaninauei universe.

Nuno Bettencourt



Desde os finais de 2008 que estes 5 jovens alentejanos se juntam numa quinta nos arredores de Évora para ensaiar.
Entre pavões que levitam sobre os amplificadores e as frequentes chuvas de palha advindas da quinta vizinha, os Uaninauei vão escrevendo canções.

Todos passaram por inúmeras bandas, com milhares de quilómetros na estrada do super-underground musical português, e é já perto dos trintas, a... idade em que a maioria decide pendurar as guitarras nas paredes, passando estas de instrumentos músicais a mobília, estes 5 rapazes decidem formar uma banda. Decidem também dar-lhe um nome difícil – Uaninauei.
O mito conta que o nome aparece numa piada interna que todos já tinham tocado em bandas com refrões que diziam “running away”, o que misturado com a má pronúncia e o péssimo inglês da escrita,soava a “uaninauei”, numa espécie de leitura fonética simplificada.

As pessoas, quando envelhecem, tendem a deixar de acreditar que é importante o que têm a dizer. Mas não se deve abdicar da liberdade de expressão por motivo algum. É nessa liberdade que os Uaninauei trabalham. Todos trazem ideias, todos indicam direcções de escrita, todos carregam colunas e amplificadores, e todos têm o mesmo direito de palavra e melodia.
Como uma mini-anarquia posta em prática, onde não há uma rejeição de leis, há sim uma ausência delas. Seguindo o instinto e o gosto de cada, fazem-se canções como Betoneira (a primeira) e Cantiga de um Ladrão (a última a ser escrita para o álbum), onde se percebe um confronto permanente com os excessos da modernidade, o ter virtual de mãos vazias, e a abstracção das gerações em que os 5 Uaninauei cresceram perante a vida em sociedade.

Mas aparte todos estes devaneios, Lume de Chão é um álbum que soa coeso mas com alguma loucura, um rock musculado com palavras inconvientes e melodias que não soam indiferentes. De Chamas em Mim (o single de apresentação deste trabalho de estreia) a Cantiga do Ladrão (que será o segundo single), de Circos a Arder a Balada do Cavalo (com o seu surpreendente coro alentejano), os Uaninauei apostam em várias frontes com alguma ambição de chegar ao rock progressivo mas sem perder o formato canção.
É um álbum de estrada, de abanar a cabeça e tentar pensar ao mesmo tempo, de desafio e conforto melódico. Mas tenho a certeza que a sua audição continuada será muito mais clara que este texto.

Nélson Jorge



http://www.myspace.com/uaninauei
http://palcoprincipal.sapo.pt/uaninauei
http://www.ilike.com/artist/Uaninauei
http://www.reverbnation.com/uaninauei
http://www.facebook.com/uaninauei

_________________
CDs, DVDs, Tapes e Patches para venda
Nu Thrash, taking the h from thrash metal for many years
avatar
JMG

Mensagens : 11211
Data de inscrição : 04/08/2009
Localização : Corroios/Miratejo

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/Jorge.Geiras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum